Fundada como entidade de caráter filantrópico, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Três Pontas (APAE), foi criada para dedicar-se ao bem-estar das pessoas com deficiência com base em trabalho comunitário, procurando congregar pais e amigos dispostos a trabalhar para em prol desta causa. Em 14 de junho de 1972, um grupo de senhoras mobilizou a comunidade em Assembleia Geral, e foi fundada a Escola Pequeno Príncipe, a APAE de Três Pontas. Com um trabalho visionário, a Instituição cresceu e se desenvolveu, oferecendo nos seus atendimentos qualidade e reabilitação. Ganhou reconhecimento da sociedade e está sempre a frente às exigências dos órgãos competentes que lutam pelos direitos das pessoas com deficiência. Atualmente atende cerca de 800 pessoas, dentre alunos e usuários nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social.

             Quando a APAE começou, utilizava espaços e profissionais cedidos. Hoje possui cerca de 94 profissionais e a exigência de uma equipe mínima para atendimento de reabilitação; de acordo com o Ministério da Saúde. Destes, 16 funcionários são cedidos pelo Estado e 05 pelo município de Três Pontas. Dentre os contratados pela própria APAE, estão médicos (clínico geral, neurologista e ortopedista) e também profissionais especializados na reabilitação como: fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros, nutricionistas, pedagogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, psicólogos e dentistas. Vale destacar, que todas as diretorias que passaram deixaram uma estrutura que hoje vem sendo mantida e ampliada. semeram muitos frutos que são colhidos hoje. Atualmente, a APAE ampliou o leque de atendimentos e faz a verdadeira inclusão das pessoas com deficiência, através de ações efetivas de reabilitação e do compromisso com sua principal missão que é a de transformar vidas.

         A Direção da APAE de Três Pontas destaca que em breve vai inaugurar uma Padaria, a Apãezinhos, na própria Instituição, aonde vocês poderão encontrar o que existe de melhor em panificação em Três Pontas e região. Tudo feito com muita qualidade e higiene, pensando em oferecer um produto diferenciado.

            Na área da Saúde, a APAE é habilitada como Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual – CER II pelo Ministério da Saúde e atende além os usuários de Três Pontas, os habitantes dos municípios de Santana da Vargem, Coqueiral, Boa Esperança e Ilicínea. O CER II da APAE de Três Pontas realiza a habilitação e reabilitação de usuários com deficiência intelectual, e também com deficiência física, tais como: Parkinson, Alzheimer, Sequelas de AVC e aqueles que necessitam da utilização de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção – OPM’s. Além disso, o CER II oferece ainda o Teste da Orelhinha que é o diagnóstico precoce que verifica se o neonato possui ou não alguma deficiência auditiva, que é realizado em todos os neonatos do município e adjacências. O Programa Neonato de Risco, com o objetivo de acompanhar recém-nascidos que tiveram alguma intercorrência no período gestacional. O Programa Olhar – que tem como objetivo avaliar e acompanhar os aspectos de desenvolvimento de comunicação do bebê, com a intervenção das psicólogas da Instituição quando necessário. A APAE de Três Pontas oferece ainda a estimulação precoce, onde é diagnosticada qualquer falha motora, física, visual ou articulatória, que quando detectadas são encaminhadas aos devidos profissionais: fisioterapeutas, psicólogos, pedagogas e fonoaudiólogas. O CER II oferece ainda a Equoterapia que será ampliada de 40 usuários para 160 usuários ainda este ano, no espaço APAE Rural que será inaugurado em breve.

        Na Educação, o trabalho se inicia na creche, logo após à Educação Infantil; onde são oferecidos atendimentos qualitativos através de profissionais especializados (professores, pedagogos, monitoras), visando compensar o atraso no processo das fases do desenvolvimento. A partir desta etapa, é ofertada aos alunos a Educação Fundamental - séries iniciais; onde a pessoa com Deficiência Intelectual ou múltipla, tem acesso aos mais diversos serviços como a sala recurso, informática, tecnologia assistiva, jogos e psicomotricidade, nos quais se verifica grandes êxitos. Caso o aluno ultrapasse a idade escolar até os 21 anos previstos pela L.D.B. (Lei de Diretrizes Básicas da Educação), é oportunizada a Educação de Jovens e Adultos - EJA. A Instituição ainda desenvolve um Projeto Piloto - a Educação ao Longo da Vida, junto com a Federação das APAEs do Estado de Minas Gerias, destinado aos estudantes que concluíram o percurso escolar que irão trabalhar seus sonhos de vida e potencialidades. Existem ainda os programas diferenciados para aqueles que não se adequem aos outros programas. Sendo eles: Currículo Funcional Natural (Preparar às pessoas com Deficiência para atividades de

              Vida Diária e Prática), como ter sua autonomia, exemplos: banho, preparar um lanche e ou prato atravessar uma rua, enfim estar inserido de fato na sociedade, além de programas para as pessoas que estão em fase de envelhecimento. Devido à qualidade de vida, foi verificado o aumento na longevidade das pessoas com deficiências, e partir disso, houve a necessidade de elaborar e reelaborar programas, para que tenham além de Quantidade a Qualidade de Vida, através de terapias, oficinas de bem estar, oficinas (culinária, jogos (memória), atividades recreativas e lazer).

             Na área da Assistência Social, a Instituição oferece o serviço do Centro Dia, programa para usuários que também terminaram o percurso escolar, oportunizando atividades de convívio e interação social, além de artes, música e esporte, além do assessoramento e garantia de direitos e preparação para o mercado de trabalho. Além disso desenvolve programas e atividades de Esporte, Dança, Lazer, Cultura e o a inclusão no Mercado de Trabalho. Hoje são 56 usuários da APAE incluídos no mercado de trabalho.

aSSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE TRÊS PONTAS-apae

ENDEREÇO: RUA BARÃO DA BOA ESPERANÇA, Nº 420 - CENTRO - TRÊS PONTAS - MG

CEP: 37.190-000

TELEFONES: (35)-3265-1127 / (35)-3265-2711 / (35)-3265-1607

CNPJ: 17.961.194/0001-94

E-MAIL: apae@tpnet.psi.br

SITE: www.apaetrespontas.com